Pular para o conteúdo principal

Governo diz que Minas não vive segunda onda e não reabrirá hospital de campa



Ocupação de leitos e positividade de testes de Covid-19 aumentam no Estado e Secretaria de Saúde pede que população reforce distanciamento social
Por GABRIEL RODRIGUES
03/12/20 - 14h10
https://www.otempo.com.br/

Secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, diz que há flutuações da pandemia, mas não segunda onda no Estado

Foto: Alex de Jesus



Os números da pandemia Covid-19 estão aumentando em Minas Gerais, mas o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, reafirma que não se trata de uma segunda onda e que não parece necessário reabrir o hospital de campanha, desmontado em setembro sem ter sido utilizado, no Expominas, em Belo Horizonte.

"Na minha visão, entendo que é um contínuo, e não uma segunda onda, até porque não tínhamos acabado a primeira. Desde o início, vemos que existe uma relação: o distanciamento diminui, os casos aumentam um pouco. É uma flutuação. Estaremos convivendo com o vírus ao longo do tempo" , disse, em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (3).

ADVERTISING


De acordo com ele, a ocupação de leitos no Estado está sob controle: atualmente, é de 68,7% nos leitos de enfermaria e 65,3% nos leitos de UTI. Existe uma tendência de alta na média de internações semanais no UTI: ela cresce desde o meio de novembro e, do dia 29 do último mês até hoje está em torno de 875. Em julho, ultrapassava 1.000.

O hospital de campanha não seria necessário, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), porque houve reforço da rede hospitalar durante a pandemia. Os leitos do hospital temporário seriam destinados apenas a enfermaria, e atualmente existem cerca de 5.000 leitos do tipo vazio na rede de saúde.

"O hospital de campanha foi pensado em um momento em que ninguém conhecia a pandemia, o cenário parecia caótico e precisávamos tomar providências", completou o secretário adjunto da SES-MG, Marcelo Cabral.

Ainda que, na perspectiva da SES-MG, não haja uma segunda onda, o cenário atual demanda cuidado redobrado de cada cidadão para a situação não sair de controle, reforça Amaral. "Quem puder evitar aglomeração, evite. Quem puder ficar em casa, que fique. É importantíssimo ter uma diminuição do percentual de exposição das pessoas. Se uma pessoa que saiu de casa todo dia puder sair dia sim, dia não, já vamos reduzir 50% da sua exposição (ao vírus). (O distanciamento) é a única forma de reduzir a transmissão”, ressaltou. A taxa de transmissão (Rt) no Estado tem circulado entre 1 e 1,1, de acordo com o secretário. O ideal, para diminuição dos níveis da pandemia, é estar abaixo desse valor.

Positividade de testes aumenta em Minas

Também em ascensão, a positividade dos exames do tipo RT-PCR no Estado chegou a 31%, número mais alto desde meados de setembro e próximo do que o Estado registrou no pico da pandemia, em julho, quando circulou entre 33% e 35%.

De acordo com o secretário Carlos Eduardo Amaral, todos os testes necessários estão sendo processados no Estado, que é o terceiro que menos testa no país, segundo o IBGE. São realizados de 7.000 a 8.000 testes semanais na rede estadual, conforme ele contabiliza, e a recomendação atual da secretaria é testar mesmo quem apresente apenas sintomas leves.

Governo inicia diálogo sobre vacina produzida na Funed, mas sem data para concluí-la

Como O Tempo adiantou, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), está em diálogo com a empresa Covaxx para produzir cerca de 25 milhões de doses de uma vacina contra a Covid-19 em Minas. Empresas mineiras apoiam o desenvolvimento da dose, mas o Estado ainda não fez qualquer investimento financeiro na pesquisa, de acordo com o secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral. Conforme ele explicou, por ora a Funed tem apenas um memorando de entendimento com a empresa, o que oficializa o diálogo sobre a parceria, mas não é um contrato.

Diferentemente da Coronavac e das vacinas de Oxford e da Pfizer, a opção da Covaxx ainda está na fase um de pesquisa. Em setembro deste ano, o diretor médico da Dasa, empresa que desenvolve a vacina em parceria com a Covaxx, disse que ela não seria disponibilizada antes de 2022, segundo informações da Agência Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aécio Neves participa de encontro com lideranças em MS

"O PSDB estará se apresentado como um partido que pensa diferente do atual governo", diz  Aécio O senador Aécio Neves (PSDB/MG) participou, na noite desta quinta-feira, de encontro com lideranças políticas em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.   Aécio  Neves destacou a importância das eleições municipais deste ano para intensificar o debate sobre os problemas e as mudanças necessárias ao país.   “Estamos fortalecendo com inúmeras candidaturas, em praticamente metade dos municípios do estado, a estratégia e estrutura de um partido que tem um projeto nacional. O PSDB estará se apresentando como um partido que pensa diferente do atual governo. Iremos falar do futuro, dos grandes temas nacionais, para mostrar que esse ciclo do governo do PT está no fim, e, em benefício do Brasil, precisa ser encerrado, porque perdeu a capacidade propositiva de enfrentar as grandes reformas e os grandes gargalos. Mas isso passa pela etapa municipal”, disse. O senador  ...

Aécio Neves quer agenda de desenvolvimento para os próximos 20 anos.

Senador Aécio Neves Em visita a Pernambuco, senador tucano fez discurso de candidato e criticou a gestão federal Angela Lacerda, de Estado de São Paulo. RECIFE - Um dia após o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE), ter declarado que o senador  Aécio Neves  será o candidato dos tucanos a presidente em 2014, o ex-governador de Minas fez discurso de candidato no Recife. Aécio  afirmou que o PSDB prepara uma agenda de desenvolvimento para os próximos 20 anos, que prevê a introdução de uma gestão pública de qualidade na máquina federal. "Isso não acontece hoje", avaliou, ao pregar também a necessidade de "uma visão mais pragmática da política externa a favor dos interesses do Brasil e não de alinhamento ideológico, a meu ver atrasado", disse. "O PSDB tem essa responsabilidade e essa autoridade", disse  Aécio , em entrevista concedida no início da noite, na entrada do Palácio do Campo das Princesas, onde foi visitar o governador Eduardo ...

Bruno Engler em crise na sua pré-campanha

Del Bianco, Bruno Engler e Mauro Quintão | Foto: Divulgação / PRTB Mina Rita del Bianco disse que tomou a decisão visando a sua integridade física Presidente do PRTB MG, Rita del Bianco disse que tomou a decisão visando a sua integridade física Ela fala em ameaças e traições e deixa campanha de Bruno Engler para Prefeitura. O desconforto interno no PRTB após tentativas do PSC indicar um vice na chapa encabeçada pelo deputado estadual Bruno Engler já é evidente. A presidente estadual do PRTB, Rita del Bianco, alegou "ameaças e traições" ao pedir para sair da campanha. A presidente mineira é, também, a secretária geral em Belo Horizonte e coordenou os trabalhos na convenção do partido na última segunda-feira (14). Em contato exclusivo com O TEMPO, Rita del Bianco disse que "por motivos de integridade física" decidiu sair da campanha. "Devido às ameaças, traições e armações que venho sofrendo, decidi comunicar ao meu presidente, senhor Levy Fidélix, que não ir...